Clipping

Mostra multicultural [IMPRENSA]

Começa hoje no Centro Cultural Goiânia Ouro a mostra Histórias do Cinema e do Povo de Goiás, com várias atividades como exibição de filmes, peças teatrais, palestras e apresentações musicais. Na abertura oficial, a partir das 18 horas, Antonio da Mata, diretor do Goiânia Ouro, vai falar sobre o tema Produtos Culturais.

No período da tarde, às 12h30 e 15h, respectivamente, serão exibidos hoje os filmes Macunaíma e O Pagador de Promessas. O evento prossegue até o dia 19 é uma parceria entre a Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás e o Goiânia Ouro. A entrada é franca.

A programação tem entre os destaques debates e palestras, sempre a partir das 18 horas. Amanhã o tema literatura é foco de conversa entre os escritores Bariani Ortencio, Goiamérico Felício e Angélica Rocha Santos. Em seguida, às 20 horas, será exibido o longa-metragem Tranças de Maria, baseado na obra de Cora Coralina.

Na quinta-feira, o professor Rafael Coelho vai ministrar a palestra Cinema Etnográfico. Na terça-feira da semana que vem, dia 15, o produtor e diretor Márcio Jr. é o convidado para um bate-papo sobre os temas animação, cinema goiano e Mostra Trash.

CINEMA

A programação de cinema, que contempla clássicos do cinema brasileiro e mundial e também a produção feita em Goiás, é outra atração da mostra, com sessões às 12h30, 15 horas e 20 horas. Entre os títulos, há desde filmes pioneiros na pesquisa de linguagem, com O Gabinete do Dr. Caligari, representante do expressionismo alemão dos anos 20, a obras como o brasileiro Deus e O Diabo na Terra do Sol, dirigido por Glauber Rocha em 1962, um dos criadores do cinema novo, passando pela graça poética e crítica de O Grande Ditador, do universal Charles Chaplin.

A produção goiana de audiovisual é representada com a exibição de vários curtas-metragens premiados e também longas-metragens, casos de Número Zero, de Claudia Nunes, e Mudernage, de Marcela Borela.

As artes cênicas têm seu espaço garantido na mostra. Na quarta-feira, a partir das 18h, artistas do grupo Teatro que Roda são os convidados de um debate sobre a chamada arte de rua. Na quinta-feira o poeta e músico Diego Moraes vai apresentar um show performático e participar de um bate-papo com a plateia. Na segunda-feira, dia 14, às 19h, o grupo de dança de rua Style Crew se apresenta no Teatro Goiânia Ouro.

 

FONTE: O Popular

Deixe um comentário